OBJETIVO:



A GREB/NB tem como objetivo promover a educação, buscando o acompanhamento pedagógico e o aperfeiçoamento nas relações ensino e aprendizagem estabelecidas nas escolas, oportunizando melhores condições de ensino e de gestão da rede escolar por meio do comprometimento da escola com a comunidade escolar e das inovações didáticas.
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terça-feira, 26 de março de 2013

Eape está com inscrições abertas para formação




Estão abertas duas mil vagas para quase 30 cursos de formação continuada na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape). Entre os cursos oferecidos aos servidores estão oficinas de musicalização infantil, educação ambiental lúdica, treinamento esportivo para pessoas com deficiência, profuncionário e outros. O objetivo é proporcionar desenvolvimento profissional das carreiras magistério e assistência à educação.
Os cursos são totalmente gratuitos e todos os servidores da SEDF podem participar. As inscrições deverão ser feitas no site da Eape até o dia 1° de abril. No próximo dia 5 de abril será divulgada a relação dos selecionados com a indicação de turma, turno e local. A matrícula será efetivada no primeiro encontro/aula do curso com o professor-formador responsável.


Até julho deste ano, a Eape vai oferecer pelo menos cinco mil vagas para a formação continuada. A vice diretora da Eape Márcia Lages explica que é preciso sempre proporcionar oportunidades para um desenvolvimento
constante. “A Secretaria de Educação está cumprindo a meta que é investir na formação continuada. Só assim vamos renovar a educação e desenvolver as habilidades do nosso servidor”, explica.
Mais formação
Está prevista, ainda para este semestre, a realização de quatro cursos de especialização à distância para os educadores da rede, em “Educação de Jovens e Adultos” e “Gestão Escolar”. A carreira assistência também será contemplada com especialização em “Mediadores de Leitura”.
Outra proposta de formação é o curso à distância sobre o “Currículo em Movimento: ciclos e semestralidade”, que será ofertado aos professores durante a coordenação coletiva semanal. Este curso já começa na próxima quarta-feira (27). Os coordenadores regionais participaram de uma formação específica.
No início deste ano, 1.200 professores recém empossados participaram do Curso de Integração, antes de entrarem em sala de aula.

Serviço:
Cursos: confira alguns dos cursos disponíveis 
Período de inscrição: até 1° de abril

Caso não consiga fazer a inscrição pelo site, o Núcleo de Tecnologia da EAPE poderá ajudar pelo email cursoseape2013@gmail.com ou no endereço SGAS 907 Sul Conjunto A.


1ª Formação Continuada: Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes



1ª Formação Continuada: Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Secretaria da Criança em parceria com a Secretaria de Educação do DF promove de 1ª de abril a 27 de maio a formação que visa estreitar a relação dos profissionais da educação e da assistência social com os demais agentes operadores do direito da infância.
O curso versará acerca da prevenção e intervenção em casos de suspeita ou confirmação de ocorrência de violência sexual por parte de crianças e adolescentes da comunidade escolar e sua rede familiar e comunitária.
A iniciativa representa um passo inicial para o fortalecimento da rede de garantia de direitos e a articulação entre os agentes responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes. Esse fortalecimento, por sua vez, pode proporcionar um maior engajamento dos profissionais na tentativa de contribuir para a plena garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de violência sexual e, além disso, significar e ressignificar o papel de operador dos direitos desta população por parte dos profissionais de Educação e da Assistência Social.
Mais informações e programação

quarta-feira, 20 de março de 2013

CNE aponta para cumprimento dos 200 dias letivos durante 2014


Segundo parecer publicado no Diário Oficial, Copa do Mundo não pode afetar calendário escolar

Publicação:
O Ministério da Educação (MEC) garantiu às escolas brasileiras a autonomia ao estabelecerem seus calendários letivos durante 2014. Os estabelecimentos de ensino ficarão isentos de cumprir a regra estipulada pela Lei Geral da Copa, que obrigava as escolas públicas e privadas do país a entrarem em recesso durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, sediada no Brasil no ano que vem. 


O parecer nº 21/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE) foi publicado nesta terça-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o documento, é recomendado que as instituições de ensino localizadas nas cidades sede do mundial façam eventuais ajustes nos calendários escolares, desde que os 200 dias letivos previstos na Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sejam cumpridos. O parecer ainda aponta que a Lei Geral da Copa não revoga a LDB, porque são leis de naturezas diferentes.



O parágrafo nº 64 da Lei Geral da Copa estabelecia que "em 2014, os sistemas de ensino deverão ajustar os calendários escolares de forma que as férias escolares decorrentes do encerramento das atividades letivas do primeiro semestre do ano, nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, abranjam todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa do Mundo FIFA 2014 de Futebol."


Veja aqui a portaria publicada no DOU.



Espetáculo no CEM JK - Candangolândia


sexta-feira, 15 de março de 2013

CURRÍCULO EM MOVIMENTO: REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS CICLOS E NA SEMESTRALIDADE



 
Entre as inúmeras ações da SEDF, a reorganização curricular pelo projeto Currículo em Movimento apresenta-se como grande norteadora no caminho de reconstrução de uma escola pública mais justa e igualitária, almejando um processo ensino aprendizagem dinâmico, contemporâneo e mais significativo.
 
Para dar suporte a este movimento, a política de formação traz o projeto EAPE NA ESCOLA com objetivo de instaurar em movimento de reflexão no ambiente escolar.
O curso intitula-se “Currículo em Movimento: reorganização do trabalho pedagógico nos ciclos e semestralidade”
Para organização inicial de todo trabalho, os coordenadores intermediários da GREB.NB estarão com os formadores da EAPE nos dias 15, 18 e 19 de março para discussão e preparação deste trabalho que acontecerá todas as quartas feiras a partir do dia 27 de março nas instituições escolares.






 














quarta-feira, 13 de março de 2013

Primeiro encontro do curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador

Coordenadores do Ensino Médio SEE/DF 

Dinâmica de recepção


No ultimo dia 08 de março ocorreu o primeiro encontro do curso JUBEMI.
O curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador - JUBEMI é um curso de atualização, desenvolvido pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Ministério da Educação e SEE/DF.
Seu objetivo principal é oferecer informações e elementos para que o professor inscrito no curso possa refletir sobre o Ensino Médio e, mais especificamente, sobre os temas que remetam aos sujeitos, jovens alunos com os quais atua. Outra intenção nossa é de que essa formação ofereça a/ao professora/a inscrito, instrumental teórico e metodológico para o trabalho cotidiano como articulador/a do Programa Ensino Médio Inovador.
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Coordenaderes locais da CRE/NB

Aluno de Planaltina é o primeiro colocado em medicina pelo PAS/UnB


Aluno de Planaltina é o primeiro colocado em medicina pelo PAS/UnB

O estudante Joadyson Silva Barbosa, 17, do Centro Educacional Pompílio Marques de Sousa, de Planaltina, foi o primeiro colocado em medicina na Universidade de Brasília (UnB) pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) [

Estão abertas as incrições para a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2013

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Estão abertas as incrições para a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2013

As inscrições para  a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2013 já estão abertas e podem ser realizadas até dia 02 de abril pelo site Podem participar da Olimpíada estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

TCU e tribunais de Contas vão fiscalizar ensino médio público



Agência Brasil

Publicação: 12/03/2013 11:17 Atualização:

O Tribunal de Contas da União (TCU) e os tribunais de Contas brasileiros vão fiscalizar ações do governo no ensino médio. No dia 21 de março, os tribunais, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) assinam termo de cooperação técnica para fazer auditoria na área de educação. A assinatura ocorre no Encontro do Conselho Deliberativo da Atricon e Reunião das Diretorias da Atricon, do IRB e Presidentes de Tribunais de Contas, em Brasília. A cooperação está prevista para durar 36 meses e é a primeira entre os tribunais para a área da educação. O trabalho pretende identificar os principais problemas que afetam a qualidade e a cobertura do ensino médio no Brasil, bem como avaliar as ações governamentais para resolver essas questões.
De acordo com nota do TCU, a auditoria começará pelo ensino médio para que se tenha, "condições de ver o crescimento do país nessa área". A auditoria visa a conscientizar os gestores de que "é necessário cumprir a lei". O ministro Valmir Campelo será o relator do processo no âmbito do TCU.
A auditoria poderá avaliar, entre outros aspectos, índices de qualidade; taxas de acesso, conclusão e evasão dos estudantes; avaliação da adequação do currículo e das diretrizes e práticas pedagógicas aos objetivos declarados relativos ao ensino médio; análise da infraestrutura das escolas; dos programas previstos no plano plurianual (PPA) e respectiva implantação; qualificação dos funcionários e professores; condições de trabalho oferecidas; gestão escolar; perfil de estudantes de acordo com o desempenho e a permanência nessa etapa do ensino; análise dos recursos orçamentários previstos para melhoria do ensino médio; identificação de escolas bem-sucedidas e boas práticas.
Cada tribunal fará auditorias independentes e elaborará relatórios. O TCU será responsável por consolidar em um único documento com o que foi apurado nos estados. O relatório final terá também recomendações que serão encaminhadas às áreas cabíveis e, posteriormente, fiscalizadas pelos próprios tribunais.
O ensino médio foi escolhido, de acordo com o TCU, pois, segundo dados do Censo da Educação Básica de 2011, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),  mais de 7,1 milhões estudantes do ensino médio estão na rede estadual. Isso representa 97,3% das matrículas desse período escolar. A  rede municipal registra 80 mil matrículas, segundo dados do mesmo censo.

II Seminário do Currículo em Movimento: Outra Escola é Possível

 


     

O evento contou com três palestras, distribuídas nos três turnos, manhã, tarde e noite, quando os profissionais da educação poderão ouvir e discorrer a respeito dos ciclos de aprendizagem e semestralidade na rede pública de ensino

A Secretaria de Educação do Distrito Federal promoveu na manhã desta terça-feira (12), o II Seminário do Currículo em Movimento: Outra Escola é Possível. A palestra intitulada “Com o Direito aos Termos da Formação Humana”, foi proferida pelo doutor em Educação, Miguel Arroyo, que contou com a participação de profissionais da educação pública, das 14 Coordenações Regionais de Ensino. O secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa foi o mediador do evento, realizado no auditório do Colégio Militar de Brasília.
O secretário Denilson disse que a oportunidade de realizar o seminário, enriquece o debate sobre ciclos de aprendizagem e norteia os caminhos que devem ser percorridos. “Estamos aqui para entender cada vez mais sobre o assunto. Queremos que vocês debatam conosco, pois precisamos do maior apoio possível, para que possamos construir uma educação cada vez com mais qualidade”, afirmou.

 
A respeito do tema, o professor Miguel Arroyo, apresentou três ideias. A principal é a de uma educação que parte dos educandos. A segunda é entender que a função da escola e de toda instituição educativa é dar conta do desenvolvimento pleno dos estudantes, se preocupando com a formação total destes, em todas as dimensões. A terceira e ultima, é tentar entender como se dá o desenvolvimento dos alunos, como se formam, como aprendem e se socializam.


  
Miguel Arroyo
 
Miguel G. Arroyo é professor titular aposentado da Faculdade de Educação da UFMG. Possui pós-doutorado em Educação. Foi secretário-adjunto de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenando a elaboração e implantação da Escola Plural. Vem acompanhando propostas educativas em várias redes estaduais e municipais, contando com a larga experiência que possui em Política Educacional e Administração d eSistemas Educacionais, atuando principalmente em temas como educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.
É autor de diversas obras na área educacional, dentre elas: “Trabalho, educação e teoria pedagógica”. In Educação e crise do trabalho (1988); Ofício de mestre: imagens e autoimagens (2000); Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres (2004) e, ainda, Currículo, território e disputa (2011).