OBJETIVO:



A GREB/NB tem como objetivo promover a educação, buscando o acompanhamento pedagógico e o aperfeiçoamento nas relações ensino e aprendizagem estabelecidas nas escolas, oportunizando melhores condições de ensino e de gestão da rede escolar por meio do comprometimento da escola com a comunidade escolar e das inovações didáticas.
TELEFONE DE CONTATO: 39014337,39016733

emai: grebnb@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Núcleo Bandeirante, DF, Brazil
A GREB/NB está composta por uma Gerente e 18 Coordenadores Intermediários.

COLETIVAS

COLETIVAS
COLETIVAS

ACONTECEU VIROU NOTÍCIA....

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

GDF lança edital para contratação temporária de professores

EAPE


Saiu nesta quinta-feira (29/11) o edital do concurso destinado à contratação temporária de professores para a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE/DF). O salário dos aprovados será afixado de acordo com a hora-aula efetiva de trabalho, tendo como referência os padrões iniciais da carreira de magistério público. Todas as chances são para formação de banco de reserva. As informações estão publicadas na página 118, do Diário Oficial da União do Distrito Federal.

Com custo de R$ 32, as inscrições podem ser feitas entre os dias 9 e 23 de dezembro no site do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). Os inscritos que comprovarem ser portadores de necessidades especiais podem concorrer a 20% das vagas. Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva - aplicada em 13 de janeiro de 2012 -, avaliação de títulos e experiência profissional.

Áreas
Com carga horária entre oito horas diárias e 40 horas semanais, as áreas de atuação dos profissionais abrangem os anos iniciais ou finais do ensino fundamental, médio, educação profissional, assim como 1º 2º ou 3º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre as disciplinas que necessitam de docentes estão as de artes, ensino especial, ciências naturais, filosofia, língua portuguesa e estrangeira, entre outras.

Número de vagas
De acordo com matéria publicada no dia 23 de novembro pelo CorreioWeb, o governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Administração Pública, autorizou o certame tendo em vista a contratação temporária de 6,5 mil professores.

PAS Primeira e segunda etapas do programa seriado da UnB acontecem no próximo fim de semana; alunos do terceiro ano fazem provas no dia 16




Primeira e segunda etapas do programa seriado da UnB ocorrem no próximo fim de semana. Candidatos da terceira etapa farão a prova em 16 de dezembro (Mariana Raphael/Esp. CB/D.A Press)

Na reta final para as provas da primeira e segunda etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), que ocorrem no próximo fim de semana (1º e 2/12), o ritmo de estudos não diminui para a maioria dos alunos que sonham em entrar na universidade pública. Para os de escola pública, a greve dos professores deste ano prejudicou o ano letivo, e não houve tempo o suficiente para que todos os conteúdos cobrados pelo programa fossem estudados. Por isso, na última semana antes das provas é preciso revisar os assuntos mais importantes.
Os alunos do primeiro ano do ensino médio fazem os exames sábado, dia 1º de dezembro; os do segundo ano, no domingo, dia 2. Para quem está no último período da escola, a terceira etapa do PAS está marcada para 16 de dezembro. A previsão é de que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), que realiza o concurso, divulgue na quarta-feira (28/11), às 18h, a lista com os locais de provas. Os candidatos deverão ficar atentos e conferir as informações no site www.cespe.unb.br/pas.


Thaís Fehr, de 16 anos, é aluna do primeiro ano do Centro de Ensino Médio Setor Oeste, em Brasília, e garante que não perdeu tempo na hora de se preparar para o PAS. A candidata da primeira etapa do programa da UnB manteve uma rotina diária de mais de 12 horas de estudo, mesmo com a greve das escolas públicas. “O conteúdo na escola ficou prejudicado, por isso fiz cursinho preparatório e aulas de inglês e francês. Começo o dia às 5h40, e só descanso depois das 21h”, relata. A estratégia não deve mudar na última semana. “Estou muito nervosa, mas me sinto preparada. Acho que vou me dar bem”, pondera a estudante, que sonha com uma vaga de geologia na UnB


A colega Thalita Valadares, 17 anos, não tem a mesma esperança. Ela diz que teve uma péssima preparação e não conseguiu fazer provas antigas, mas leu todos os livros exigidos para a etapa que ela está inscrita, a primeira. Sem saber o que esperar da prova, Thalita está resignada. “Minha preocupação é só com a redação”, lembra a estudante.
A redação é um momento importante para todos os candidatos. Como ela tem caráter eliminatório, é preciso cuidado na hora de redigi-la. Para isso, o edital recomenda o uso de caneta esferográfica preta, e sugere cuidado com rasuras e descuidos que possam amassar a folha definitiva. A redação vale 10 pontos, e pode cobrar conhecimentos sobre diversos gêneros (resumos, cartas, propagandas, textos informativos e argumentativos) e estruturas textuais (texto descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo ou instrucional). Para reduzir o nervosismo, a dica é praticar


A hora é de descansar
A psicoterapeuta familiar Magna Galli explica que sentir ansiedade é normal, mas é preciso controlar o nervosismo. “Os alunos que estão fazendo o exame pela primeira vez e não sabem o que esperar precisam relaxar. Não adianta utilizar os últimos dias acreditando que eles vão resolver uma preparação que tenha sido deficiente”, explica a especialista.
Segundo Magda, é a família que define se esta será para o adolescente uma crise prejudicial ou benéfica. “O adolescente apresenta sintomas, e os pais precisam ficar atentos”, alerta. Alguns alertas são dores de cabeça frequente, cansaço, desânimo, nervosismo excessivo e até depressão. Quando o estudante chega nessa fase, é hora de reavaliar o método de preparação. “Descobrir a causa da ansiedade é importante mesmo que seja às vésperas da realização do exame. É isso que vai ajudar o candidato a ficar mais tranquilo e fazer uma boa prova.”
Para a psicoterapeuta, o método de avaliação seriada do PAS ajuda a reduzir a tensão do vestibular. “Quem consegue manter uma rotina de estudos equilibrada ao longo dos três anos, obtém melhores resultados sem sofrer tanto. A crise inerente à fase é superada sem tanta angústia”, aconselha a psicoterapeuta.
O estudante do segundo ano do Setor Oeste Bruno Rodrigues seguiu à risca a sugestão de Magda. “Fiquei muito perdido no ano passado, por isso, esse ano decidi me organizar desde cedo”, recorda o aluno de 17 anos. Aconselhado pelos professores, Bruno organizou uma apostila paralela ao material que usa na escola, e incluiu todo o conteúdo que previu ser cobrado no PAS, que ele faz no domingo. “A escola também ofereceu simulados que ajudaram muito a me acostumar com o método da prova. Dessa vez me sinto bem mais tranquilo.” Bruno até arrisca uma dica para quem quer se dar bem no dia das provas: “Vou começar pelas questões que eu sei melhor. Depois vou fazendo o que sobrar. Ainda pretendo revisar tudo antes de passar para o gabarito”, completa.

Calendário do PAS:
- 1/12 – Primeira etapa
- 2/12 – Segunda etapa
- 16/12 – Terceira etapa

Duração das provas:
- As provas começam às 13h
- A recomendação é chegar com 1 hora de antecedência
- Com 5 horas de duração, os exames encerram às 18h
- O aluno só pode deixar a sala após 1 hora o início das provas
- O caderno de provas só pode ser levado nos últimos 15 minutos

O que levar:
- Documento original com foto
- Caneta esferográfica preta com carga transparente
- Lanche leve e água
- Agasalho, em caso de fazer frio

O que deixar em casa:
- Bonés e chapéus
- Aparelhos eletrônicos (celulares, MP3, rádio, calculadora, telefone celular)

Como as provas são constituídas
A prova de cada etapa possui duas partes:
- a parte 1, composta pelas avaliações em língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês)
- e a parte 2, formada pelas provas de artes cênicas, artes visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, literatura, matemática, música, química e sociologia
- As questões são do tipo A (certo ou errado), tipo B (questões de cálculo, onde a resposta varia de 000 a 999), tipo C (questões de múltipla escolha) e tipo D (questões discursivas).

Mônica comemora o Dia Mundial de Combate à Aids

Mauricio de Sousa visita escola em Brasília e lança revista em quadrinhos Nova história da Turma da Mônica.
 
Professoras e alunos receberam o pai da Mônica na escola de Brazlândia (Monique Renne/CB DA Press)
Professoras e alunos receberam o pai da Mônica na escola de Brazlândia
Mauricio de Sousa, o pai da Mônica, visitou o Centro de Ensino Infantil nº 2 de Brazlândia na manhã desta quinta-feira (29/11) e apresentou a nova revista em quadrinhos da turma da menina dentuça e que vive acompanhada do coelho Sansão.

A revista recebeu o título de Turma da Mônica em: amiguinhos da vida e foi lançada em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids. Dois personagens novos participam da história: Vitória e Igor, crianças que possuem o vírus HIV.

Os alunos do colégio estavam muito animados e empolgados para falar com Mauricio, que fez questão de passar em todas as salas de aula. Amanda Rabelo, 4 anos, adora a Turma da Mônica e achou Vitória a persongaem mais bonita da nova história em quadrinhos. "Eu gosto muito da Mônica também, mas não gosto do Cebolinha", disse. Amanda também contou que queria dar um abraço no pai da personagem principal.

"Acho que a Mônica é muito brincalhona e briguenta", relata Angelina Langarne, 4 anos, e garante que adora a menina gorducha e diz que ela está certa ao brigar com o Cebolinha. Angelina também se achou parecida com Vitória, que é loira e tem olho azul.

O estudante Vitor Hugo Almeida, 4 anos, adora o Ben 10, mas também estava ansioso para conhecer o Mauricio, pois não sabia que ele era o pai da Mônica. "Achei ele muito baixinho para ser o pai da Mônica, quase da minha altura", brincou.

Mauricio de Sousa disse que adora Brasília e revelou ter planos para a cidade. "Brasília, para mim, é uma inspiração." Segundo ele, o contato com as crianças e a cidade ajuda a criar histórias.

O projeto contou com a parceria do próprio Mauricio de Sousa, da ONG Amigos da Vida, da Secretaria
de Educação do Distrito Federal, da Secretaria da Criança do DF, da Embaixada da Austrália e da rede de labortório Sabin.


Veja a capa do gibi


.

BOLSAS DE ESTUDOS – LEM: INGLÊS E FRANCÊS

EAPE

CULTURA INGLESA E THOMAS JEFFERSON
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 05/12
ENTREGA DE DOCUMENTOS ATÉ 06/12
NO SITE DA EAPE: http://www.eape.se.df.gov.br
Informativo Inglês
Informativo Francês

Curso de capacitação em ensino de Alemão como língua estrangeira

EAPE

Curso de Capacitação para Professores de Alemão em Leipzig (Alemanha) e Viena (Áustria), com vagas para professores de outras Línguas  Estrangeiras com conhecimentos avançados do idioma alemão, que será realizado de 8 de janeiro a 9 de fevereiro próximos, inteiramente financiado com recursos da CAPES.
Os dados e documentos estão disponíveis no site: www.cciba.ufpr.br

Oficina de Práticas Masculinas

A partir de conhecimentos vindos de tradições orais do oriente, baseados nas Leis Naturais, aprendidos pela formadora na Sibéria, Arizona e em diversos seminários no Brasil, a EAPE oferece para os profissionais de educação a Oficina de Práticas Masculinas. São 30 vagas por ordem de inscrição.
Dia 12/12 , quarta-feira, das 9h às 12h, na sala 97 da EAPE.
A oficina abordará:
Diferenças entre as características femininas e masculinas, segundo as leis naturais; Centros energéticos humanos e as características predominantemente masculinas; Exercícios básicos para potencialização dos centros energéticos masculinos objetivando desenvolvimento de segurança, força, poder e capacidade de manter o foco.
Somente para homens. Os selecionados receberão um email de confirmação e devem comparecer com roupas confortáveis.
Clique aqui e faça sua inscrição.
Informações Professora Maria Ângela – GEAD – 3901-3219

domingo, 18 de novembro de 2012

Feira Cultural do Jardim de Infância do Riacho Fundo II


No dia 14 de novembro do ano em curso, o Jardim de Infância do Riacho Fundo II   proporcionou para a comunidade local uma Feira Cultural que teve a finalidade de despertar nas crianças uma consciência ambiental, para que ela seja capaz de identificar atitudes que são prejudiciais a natureza , aprendendo a preservar  e a retirar do meio , apenas o necessário para a sua sobrevivência . Houve também  : bazar, oficinas de fuxico, massa de biscuit   e oficina de como fazer sabão liquido de  realizou . Finalizando com uma maravilhosa galinhada.




domingo, 11 de novembro de 2012

Processo seletivo de Bolsa de Estudo – 1º semestre/2013


Informamos que as inscrições para o processo seletivo de Bolsa de Estudo – 1º semestre/2013 serão realizadas no período de 19 a 23 de novembro de 2012, na EAPE, sala 32, nos termos da Circular nº 64/2012-EAPE, datada de 29/10/2012. Veja as informações abaixo
PROCESSO SELETIVO DE BOLSA DE ESTUDO – 1º SEM/2013
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 19 a 23 de novembro de 2012  (2ª a 6ª feira)
HORÁRIO: 9h às 11h 30 e 14h às 17h
LOCAL DE INSCRIÇÃO: EAPE – NBACPP
SGAS Q. 907, Conjunto A – sala 32 – Brasília-DF
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO:
·        declaração de escolaridade constando nome do curso, semestre que está cursando e previsão de término; e
·        cópia do último contracheque.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Feira Cultural do CEM RF



A "Casa Sustentavel" foi idealizada e confeccionada com diversos materiais, tais como revistas velhas, caixotes de madeira, colheres de plástico entre outros. O projeto contou com a participação de mais de 60 alunos do ensino médio sob a supervisão dos professores Marlon, Ari e Rosilene. Uma novidade apresentada pelo projeto foi o chuveiro inteligente - uma adaptação das torneira com time.













A tabela periodica foi vista com um novo olhar pelos alunos dos professores Marcos, Roberto, Bárbara e Valquiria em que os mesmos tiveram que pesquisar e apresentar para o público particularidades de cada um dos elementos químicos




























A professora de Espanhol Edilene aproveitou este momento cultural para passar um filme sobre a cultura deste outro país. Além disso, paises como Paraguai, Argentina, Uruguai e México foram "explorados" pelos alunos.













¨Para o encerramento da semana
 cutural  do  CEM RF,  foi realizado um levantamento das profissões mais almejadas por seus alunos,  e a UE  proporcionou aos seus alunos no dia de  hoje , um ciclo de palestras das profissões mais visadas, com a participação de  vários profissionais das áreas¨.






PARABÉNS A TODOS PELO EMPENHO E SUCESSO.
CONTINUEM ACREDITANDO EM SEUS TRABALHOS, CONTINUEM ACREDITANDO NA VIDA!!
SUCESSO!!